Programa Somos Muitos está alinhado aos ODSs e busca ampliar o debate e melhorar as práticas da empresa em cinco áreas: Mulheres, Voluntariado, PCD, Etnia e LGBTQIA+.
A diversidade e a inclusão estão no foco do Programa Somos Muitos lançado pela Artecola. O objetivo é valorizar a pluralidade, a igualdade e a inclusão. “O programa tem relação direta com nosso novo posicionamento de marca. As múltiplas culturas são um dos grandes diferenciais da Artecola Multilatina”, destaca o presidente executivo, Eduardo Kunst.
O programa é um piloto, com aplicação no Brasil e está alinhado a três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O Somos Muitos contempla os ODSs de número 5 - Igualdade de Gênero, 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico e 10 - Redução das Desigualdades.
As frentes de ação envolvem cinco áreas: Mulheres, Voluntariado, PCD, Etnia e LGBTQIA+. A proposta é garantir, cada vez mais, igualdade de desenvolvimento, oportunidades sem distinção de gênero e orientação sexual, sustentabilidade social, acessibilidade, representatividade racial e um ambiente seguro e respeitoso para todos. “Nós temos uma herança histórica de preconceitos e um papel muito importante na mudança. Por isso, precisamos trabalhar pela pluralidade de ideias e ações. É muito bom poder trabalhar com um grupo plural e diverso”, enfatiza o gerente nacional no Brasil, Eduardo Gonçalves.
Para 2023, depois de avaliadas as primeiras ações, a iniciativa deve se desdobrar para a Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, onde a Arte- cola mantém operações industriais. “É um programa que não tem a preten- são de ser perfeito, mas que delimita o começo de uma transformação. Ele será melhorado a cada dia, à medida em que o executamos”, ressalta o presidente.
Logomarca expressa os temas da inclusão e da diversidade
“Cada cor representa um pilar do programa, o que valoriza as diferenças. E os cinco pilares juntos compõem uma grande estrela em movimento. O significado é a inclusão e a transformação constante a partir do programa”, diz o gerente de Marketing, Jairo Korndoerfer. Segundo ele, o slogan complementa a ideia: Nossa química é diversa.
“Queremos melhorar nossos indicadores mas, acima de tudo, evoluir em diversidade e inclusão. Nesse primeiro momento, estamos convidando todos para que se inscrevam na área que mais lhe chama atenção. A partir daí, formaremos comitês para definir os primeiros projetos a serem desenvolvidos, dentro o propósito de ampliar a diversidade e a inclusão na Artecola”, afirma a coordenadora de Desenvolvimento Humano, Rosália Pereira.
RELATÓRIO - Recentemente a Artecola lançou seu Relatório de Sustentabilidade 2021. A publicação divulga de forma transparente o desempenho ESG da empresa, alinhado com os 17 ODSs e com os 10 princípios do Pacto Global. O relatório pode ser acessado no site www.artecolaquimica.com.br, na aba sustentabilidade.
A EMPRESA - Com 74 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Na atual estrutura, conta com três áreas de negócios - Indústria, Consumo e Extrusão - com um total de nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. A empresa produz adesivos, selantes e laminados termoplásticos para uso industrial, profissional ou doméstico em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agronegócios.
Comentarios