A próxima edição presencial do Salão Internacional do Couro e do Calçado (Sicc) vai acontecer somente em 2021, de 24 a 26 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado/RS. A mudança de data se deve ao cenário global envolvendo o Covid-19 que atingiu diversos segmentos nacionais e internacionais, demandando novos planejamentos e novas estratégias.
Esta decisão foi discutida com industriais e lideranças dos sindicatos parceiros com o objetivo de salvaguardar todos os elos produtivos da cadeia do calçado desde a segurança sanitária dos profissionais envolvidos e também os possíveis prejuízos que o setor poderia ter com uma aglomeração precoce, podendo inclusive influenciar em uma recuperação completa em breve. “Toda esta situação que estamos vivenciando é nova, é inédita, é inesperada. Estamos diariamente aprendendo como agir nestas circunstâncias”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do evento, acrescentando que a transferência do Sicc foi a melhor solução encontrada. “É com tristeza, muita dor no coração que tomamos essa medida. Mas acreditamos ter encontrado uma saída respeitando os novos protocolos do setor de negócios e turismo, onde sempre posicionamos a nossa feira e o nosso negócio”, acentua.
Em 2020 a ação será online
A Merkator, desde o mês de janeiro, avalia as informações, as indicações e monitora as questões que envolvem o planeta desde a chegada do Coronavírus. “Tudo para montar um cenário mais claro para defi nir a realização do Sicc. Isto nos orientou já no mês de março, quando anunciamos a primeira alteração de data da edição do Sicc neste ano de 2020, prorrogando em cerca de 50 dias a realização do evento, definida ainda no ano passado”, explica Pletsch.
A empresa buscou uma solução para continuar incentivando relacionamentos empresariais. Desenvolveu a plataforma eMerkator que pretende promover em sua estreia a maior reunião digital do setor calçadista brasileiro de todos os tempos no próximo dia 7 de julho, das 9h às 21h, um dos dias anteriormente marcado para a realização do Sicc.
Com esta ferramenta, a Merkator pretende fomentar diversos tipos de encontros de acordo com os cenários econômicos daqui para frente. “Nesta primeira atividade pretendemos fazer os lançamentos primavera-verão 2020/2021 dos nossos expositores, e também teremos uma programação de palestras dentro do ConecTech, além de Salas de Tendências e Salas dos Patrocinadores”, diz Pletsch. Ele complementa dizendo que terá uma sala projetada em 3D para navegação do lojista e do visitante. “Cada expositor terá direito a uma sala para visitação virtual com fotos, vídeos e catálogos virtuais”, salienta o diretor da Merkator.
Os lojistas convidados para a edição deste ano da feira com passagens aéreas vão receber um código VIP. “Estaremos divulgando todas as demais informações nos próximos dias”, finaliza o empresário. O credenciamento online para acessar o eMerkator poderá ser feito em breve no site www.merkatorfeira.com.br. Também a programação dos conteúdos, os horários das palestras, os nomes de palestrantes e demais informações vão estar neste mesmo endereço eletrônico.
Comments