Pesquisa de tendências e preview dos materiais em exibição estão entre as atualizações
Destacando que os bons resultados em relação ao número de expositores, volume de visitação e qualidade dos materiais e equipamentos em exibição não foram uma surpresa, porque este cenário era o objetivo quando decidiu criar uma nova feira setorial, o diretor da Tecnomoda, Ricardo Michaelsen, enfatiza que o público correspondeu às expectativas e os expositores ficaram satisfeitos com os resultados obtidos. “O clima da feira foi de enorme satisfação, com uma intensa interatividade entre os participantes, todos focados na realização de negócios. E é isso o que eu prego desde sempre, que feira seja um ambiente para o B2B”, pondera Ricardo. Ele também salientou a visita de compradores de vários estados e até mesmo de outros países. “A Tecnomoda vai se consolidar não apenas no Brasil, mas também no calendário internacional”, preconiza.
Outro ponto elencado é a determinação de que a feira seja um canal para impulsionar o desenvolvimento também dos pequenos negócios, que precisam ter acesso à informação e novos fornecedores. “Auxiliar as empresas entrantes no mercado é um dos nossos compromissos, pois, devemos lembrar que a maioria das grandes empresas começaram também pequenas”, contextualiza o diretor, lembrando que as próximas edições da feira estarão ainda mais incrementadas. “Já somos a maior feira em volume de curtumes. Na primeira edição, participaram como expositoras 22 empresas de beneficiamento de couro e a projeção é de que em fevereiro tenhamos 30 curtumes expondo. Além disso, teremos uma maior diversidade também de fabricantes de laminados e componentes”, sublinha Ricardo.
Expositores avaliam positivamente
Uma das empresas expositoras da primeira edição foi o curtume Toinzinho. Nayara Pimentel, de vendas e desenvolvimento de coleção, comenta que ficou surpresa com a abrangência do evento. “A nossa expectativa inicial era de que a Tecnomoda teria visitação apenas de clientes locais, mas fomos surpreendidos positivamente tanto com a visitação quanto com a organização. Acho que a feira era uma necessidade da nossa região e veio em um momento muito importante, quando o mercado estava aberto para a busca de novos fornecedores e de materiais diferentes. Os clientes abraçaram muito bem a ideia e quem não foi se arrependeu muito”, avalia.
O diretor presidente da Stickfran, Renato Raimundo, conta que a motivação para participar da primeira edição se deu pela localização estratégica próxima aos principais polos produtores de calçados, como Franca, Jaú, Birigui, Nova Serrana, Santa Cruz do Rio Pardo, além da facilidade que clientes de outros polos têm para acessar a feira via a capital São Paulo. Renato considera que as expectativas de prospectar clientes, fechar negócios, estabelecer network e expor a marca e os produtos STK foram todas superadas.
“Recebemos um número bastante considerável de clientes e de novos CNPJs, e ainda tivemos a oportunidade de prospectar outros nichos de mercado. A meta agora é trabalhar forte para que a segunda edição supere a primeira. Faremos o nosso melhor e apresentaremos produtos de moda, tecnologia e inovação para atender vários segmentos, como calçados, artefatos, segurança, pet, ergonômico, ortopédico, vestuário, moveleiro e armarinhos, que são foco da feira”, avisa.
Dois modelos de carros serão estofados em tempo real
Um dos atrativos da feira é o projeto Estofaria do Futuro, no qual dois modelos de carros terão seus revestimentos realizados em tempo real. “Um deles é uma BMW, que terá a parte interna revestida em couro pela Leather Labs, e o outro é um Opala ano 1975, que está em processo de restauro e terá o seu acabamento interno e a capota em vinil da Cipatex. Este Opala será posteriormente rifado através da Caixa Federal, e o dinheiro arrecadado será doado para auxiliar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul”, explica o diretor da Tecnomoda, Ismael Zimmer.
Divulgação das edições da feira em 2025 e das tendências da moda para 2026
A partir do encerramento da primeira edição, em abril deste ano, os diretores da Tecnomoda, Ricardo e Ismael, passaram a percorrer vários polos para divulgar as duas edições da feira que acontecerão em 2025 – uma de 5 a 6 de fevereiro e outra de 6 a 7 de agosto. As visitas técnicas acontecem também com a presença da estilista Tatiana Ritzel, que atua há 30 anos no setor de criação e desenvolvimento e é sócia, juntamente com Caio Graeff, no Estúdio Compor, criado há 23 anos e que já atendeu centenas de marcas de calçados tanto no Brasil quanto na América Latina, realizando palestras, ministrando cursos e workshops sobre tendências do mercado da moda. Há dois anos, eles criaram o Compor Digital, que oferece pesquisas de tendências para auxiliar marcas a projetarem suas coleções com mais embasamento sobre o que o mercado está buscando. “Nosso foco é que o cliente desenvolva coleções que tenham propósito e tragam resultados para a empresa. Pois de nada adianta dizer que uma coleção está bonita se não vende”, detalha.
A parceria com a feira iniciou meio ano antes da primeira edição da Tecnomoda, a partir da percepção de que seria necessário realizar uma palestra durante o evento, de forma a reforçar o conceito de moda e tecnologia, levando aos fabricantes informações estratégicas que os auxiliem a criar produtos cujos consumidores percebam valor. “Depois dessa primeira experiência, qualquer ponto positivo seria celebrado, mas para nós foi uma grande surpresa todo o movimento, a aceitação, o clima da feira, o ambiente. A gente sentia no ar uma motivação dos organizadores, expositores, visitantes, todos com vontade de fazer dar certo. E, obviamente, os contatos que fizemos na feira, as perspectivas e a aceitação das palestras por parte do público”, relembra Tatiana.
Polos passaram a receber informações estratégicas
Pouco tempo depois, iniciaram-se as viagens até os polos para divulgar as edições de 2025 e as palestras seguintes, e foi neste novo momento que a dimensão que a feira está tomando foi revelada. “A gente acreditou no projeto desde o início, mas ele está numa velocidade que impressiona, e fico feliz porque acredito muito em pensamento positivo, em trabalho com foco, e a gente se identifica muito com o Ricardo e o Ismael, que também têm a cultura de ir direto ao ponto”, entusiasma-se.
Com relação às palestras, Tatiana entende que é preciso repassar conteúdos que sejam de fácil entendimento e aplicabilidade. “Isso não significa que durante as apresentações serão apontados apenas produtos fáceis de se fazer ou alguma modinha já confirmada, mas é o jeito que a gente explica e transmite o conhecimento que facilita o entendimento para que o público possa aplicar no dia a dia da sua empresa”, esclarece.
Mais novidades vêm por aí
Essa parceria já teve uma nova evolução. Todos os expositores da Tecnomoda receberão, como cortesia da feira, a pesquisa do Estúdio Compor sobre tendências para o verão 2026. “É a mesma pesquisa que estamos comercializando para as demais empresas, mas os expositores da Tecnomoda receberão o material gratuitamente”, revela Tatiana, destacando ainda que outro ponto especial é que, a partir da edição de fevereiro, a Tecnomoda terá uma exposição de materiais na entrada da feira para mostrar aos visitantes uma prévia do que está sendo apresentado nos estandes.